O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta sexta-feira (19) com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Lula espera que o texto seja ratificado até o fim do ano.
As negociações duram mais de 20 anos e agora dependem da aprovação dos parlamentos dos países envolvidos. Lula e Sánchez destacaram a relevância estratégica do tratado diante das disputas tarifárias e dos desafios ao comércio internacional.
Os dois também reafirmaram o compromisso com a Cúpula Celac-União Europeia, marcada para 9 e 10 de novembro, em Santa Marta, na Colômbia. O Brasil ocupa a presidência do Mercosul até dezembro e pretende assinar o acordo antes de deixar o posto.
Lula e Sánchez se encontrarão novamente na próxima semana, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. No dia 24/9, eles presidirão o painel “Em Defesa da Democracia: Combatendo os Extremismos”, junto com os presidentes do Chile, da Colômbia e do Uruguai.
Os dois líderes têm criticado a atuação do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio.
Mercosul
O Mercosul é um bloco econômico e político da América do Sul voltado à integração regional e ao estímulo do livre comércio. Além do acordo com a União Europeia, o bloco mantém negociações iniciais com países como Japão e Indonésia.