Alagoas pode ter em 2026 a eleição mais disputada dos últimos tempos caso JHC decida concorrer ao governo contra Renan Filho. Prefeito e ministro são os dois nomes mais fortes na disputa à sucessão de Paulo Dantas, ambos com chances reais de vitória. Renan Filho já oficializou sua candidatura; JHC ainda não decidiu se fica na Prefeitura ou se concorre ao Senado ou ao governo do Estado.
Ao disputar um terceiro mandato, Renan Filho contará com avaliação positiva de duas gestões à frente do Estado, enquanto JHC renunciará ao mandato sem concluir a despoluição do Riacho Salgadinho e a reforma do mercado público, duas maiores obras de sua gestão. Outros projetos em andamento, mas não menos importantes, serão tocados pelo vice-prefeito Rodrigo Cunha, que precisa provar competência administrativa.
No front político eleitoral, o ex-governador entrará cacifado pelo apoio da máquina estadual, da forte estrutura do MDB no interior e o apoio da Assembleia Legislativa. Além da máquina municipal, JHC contará com forte apoio das redes sociais e baixo índice de rejeição na capital, ativo eleitoral que Renan Filho tem dificuldade de conquistar.
Fonte – Jornal Extra de Alagoas