O papa Leão XIV criticou a diferença salarial entre executivos de grandes empresas e a remuneração paga aos funcionários, em geral. O pontífice citou, ainda, a fortuna do bilionário Elon Musk, dono da empresa Tesla e um dos homens mais ricos do mundo. A declaração aconteceu durante a primeira entrevista oficial do pontífice, desde que ele foi escolhido como novo papa, divulgada neste domingo (14/9).
Durante a entrevista, o Santo Padre expressou espanto com a informação de que o empresário Elon Musk poderia se tornar o primeiro trilionário do mundo, somando todos os bens, como veículos elétricos até foguetes espaciais. Além da Tesla, Musk é dono das empresas SpaceX, X, Neuralink e outras.
“Ontem, li a notícia de que Elon Musk está prestes a se tornar o primeiro trilionário do mundo. O que isso significa e do que se trata? Se essa é a única coisa de valor hoje, então estamos em apuros”, disse o papa em entrevista à jornalista Elise Ann Allen, que será usada em um livro biográfico.
Os trechos da conversa foram divulgados pelos jornais Crux, dos Estados Unidos, e El Comercio, do Peru. O livro biográfico, intitulado como “Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI” (na tradução livre), será lançado em 18 de setembro.
Fonte: Metrópoles