Os veículos da frota oficial do Governo de Alagoas, incluindo autarquias e fundações, deverão ser abastecidos prioritariamente com etanol, sempre que forem modelos flex ou adaptados para operar com o biocombustível.
É isso o que determina o Decreto 104.174, de 8 de setembro de 2025 – quando se comemorou os 100 anos do etanol no Brasil -, estabelecendo a Política de Prioridade no Abastecimento de Veículos Automotores com Etanol no âmbito do Poder Executivo Estadual.
Conforme o documento, a medida visa promover a substituição gradual da gasolina pelo biocombustível e faz parte das ações voltadas para a transição energética e para a redução da dependência de combustíveis fósseis em Alagoas, “incentivando a produção agrícola local e a bioeconomia, fortalecendo a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e do etanol”.
O texto define metas anuais para o percentual mínimo de uso do etanol sobre o total de combustível consumido: 5% no primeiro ano; 8% no segundo; 12% no terceiro; 15% no quarto; 25% no quinto; e 30% no sexto ano.
A Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) será responsável por fiscalizar o cumprimento das metas, podendo solicitar relatórios de abastecimento das frotas.
Fonte – Cada Minuto / Vanessa Alencar