Resolução proposta por Jônatas Omena reconhece trajetória política do ex-senador e abre espaço para homenagens a cidadãos e instituições
A Câmara Municipal de Maceió promulgou, nesta quinta-feira (4), a resolução que cria a Comenda Senador Benedito de Lira. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município e tem como objetivo homenagear cidadãos, entidades e instituições que tenham contribuído para o desenvolvimento político, social, econômico, cultural ou institucional da capital alagoana.
A proposta é de autoria do vereador Jônatas Omena, que destacou o caráter histórico e a importância da homenagem. Segundo ele, a criação da Comenda reconhece a trajetória política de Benedito de Lira, falecido em janeiro deste ano, aos 82 anos.Reconhecimento à trajetóriaPara Jônatas Omena, Benedito de Lira foi “um fenômeno político e uma referência para Alagoas”.
O ex-senador construiu uma carreira marcada pela versatilidade e pelo trânsito em diferentes espaços do poder. Ocupou cargos de presidente da Câmara Municipal, presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal e senador.
“É um privilégio muito grande para a Câmara Municipal de Maceió ter essa comenda alusiva a Benedito de Lira. Ele lutou pelas causas sociais e foi um dos políticos que mais trouxeram recursos para o nosso estado. Eu me sinto honrado em ter sido propositor dessa comenda e, de antemão, afirmo que a primeira homenagem vai ser para seu filho, Arthur Lira”, afirmou Omena.
Primeira homenagem
O primeiro a receber a Comenda será o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara dos Deputados e filho do ex-senador. Segundo o vereador, a escolha reforça a continuidade da trajetória política da família Lira, que marcou a história de Alagoas e segue exercendo protagonismo no cenário nacional.

