Em meio à crescente competição entre Brasil e Estados Unidos pelo mercado chinês de soja, o embaixador da China em Washington, Xie Feng, defendeu o fortalecimento da parceria sino-americana no setor. Atualmente, o Brasil fornece cerca de 70% da soja consumida pelo país asiático, enquanto os Estados Unidos atendem pouco mais de 20% da demanda.
Durante um café da manhã realizado na última sexta-feira (22) com representantes de ambos os países na capital americana, Xie ressaltou os benefícios da cooperação no comércio de soja. “Na soja, podemos observar a natureza mutuamente benéfica da relação econômica e comercial entre China e EUA. Essa cooperação beneficiou nossos dois países e o mundo inteiro. Precisamos de mais, não de menos”, afirmou o embaixador.
O encontro foi promovido pelo Conselho de Exportação de Soja dos EUA e pela Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Nativos e Subprodutos Animais. Participaram do evento associações industriais, empresas agrícolas e acadêmicos de ambos os países, reforçando o interesse em expandir a cooperação no setor.