O Conselho Gestor e a Comissão Nacional de Pós-graduação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) anunciaram a abertura das inscrições para o Exame Nacional de Acesso de 2026. No total, serão ofertadas 584 vagas em 28 instituições associadas ao programa, das quais 24 estarão disponíveis na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
As inscrições ficarão abertas entre 1º e 30 de setembro, exclusivamente pelo site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é a instituição sede. Tanto essa etapa quanto a prova, marcada para o dia 19 de outubro, ocorrerão de forma remota, sendo necessário que o candidato instale previamente o aplicativo da empresa Testwe em seu computador.
Voltado para professores de Biologia que atuam na rede pública de ensino, o Profbio tem como objetivo oferecer formação de mestrado, ampliando a qualificação do ensino de Biologia em escolas públicas de todo o país. Para concorrer, é obrigatório possuir diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou áreas afins com habilitação em Biologia, devidamente registrado no MEC, além de estar em exercício como docente efetivo ou contratado no ensino médio ou nos anos finais do fundamental.
As provas terão caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha baseadas no conteúdo do Enade de Biologia. O resultado final será divulgado em 28 de novembro. Na Ufal, as aulas do curso, de caráter semipresencial, acontecerão sempre às sextas-feiras. Das 24 vagas ofertadas pela instituição, 11 são de ampla concorrência, 2 destinadas a servidores da Ufal e 11 reservadas às ações afirmativas, incluindo candidatos negros, indígenas, pessoas trans, refugiados, assentados e pessoas com deficiência.