Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sábado, 20 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Prazo para regularizar ciclomotores em Alagoas termina em dezembro de 2025, alerta Detran
    Municípios

    Prazo para regularizar ciclomotores em Alagoas termina em dezembro de 2025, alerta Detran

    2025-08-18T11:35:00-03:000000000031202508

    O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) alerta a população sobre as regras da Resolução Nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que atualiza a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e outros equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes e skates. Publicada em junho de 2023, a norma afeta diretamente registro, licenciamento, habilitação e circulação desses veículos, sendo o prazo para regularização até 31 de dezembro de 2025.

    Atualmente, o estado possui 20.284 ciclomotores registrados, segundo dados do Detran/AL. A resolução federal, em vigor desde 3 de julho de 2023, determina que veículos com motor de combustão de até 50 cm³ ou motor elétrico de até 4 kW, que não ultrapassem 50 km/h, devem ser obrigatoriamente registrados, licenciados e emplacados. Para conduzir esses veículos, é necessário possuir Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A.

    Muitas pessoas confundem bicicletas elétricas com ciclomotores. Se a bicicleta elétrica possuir acelerador ou atingir velocidade superior a 32 km/h, ela passa a ser classificada como ciclomotor, exigindo registro e condutor habilitado para circulação.

    Sobre a regularização 

    Para os ciclomotores que já possuem número de identificação veicular (VIN) e estão cadastrados na Base Nacional de Veículos, o emplacamento deve ser realizado mediante a apresentação do Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) e dos demais documentos exigidos pelo Detran/AL.

    No caso dos veículos fabricados ou importados até 3 de julho de 2023, que não possuem CAT nem código de marca, modelo ou versão, a regularização precisa ser concluída até 31 de dezembro de 2025. Após essa data, esses veículos estarão proibidos de circular em vias públicas.

    Para esses ciclomotores sem registro prévio, é necessário apresentar o Certificado de Segurança Veicular (CSV), o laudo de vistoria veicular e a nota fiscal ou declaração de procedência, garantindo que atendam às normas de segurança e legislação de trânsito.

    Normas de circulação: o que você precisa saber 

    Para conduzir ciclomotores em vias públicas, é obrigatório que o condutor tenha mais de 18 anos e possua a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A. É importante destacar que a competência do Detran se limita ao registro, emplacamento e licenciamento de ciclomotores com potência enquadrada na legislação; já os equipamentos de mobilidade autopropelidos ficam sob regulamentação municipal.

    A Resolução determina ainda que o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via é responsável por estabelecer regras de circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e demais equipamentos de mobilidade individual autopropelidos nas vias públicas, garantindo segurança e organização no trânsito.

    A exigência de habilitação para conduzir ciclomotores já está em vigor, e condutores flagrados sem a ACC ou CNH categoria A podem ser autuados. Além disso, os proprietários que permitirem que pessoas não habilitadas utilizem o veículo também estão sujeitos a penalidades.

    Em relação às normas de circulação, os ciclomotores não podem trafegar em ciclovias, calçadas, vias de trânsito rápido ou rodovias, exceto em acostamentos ou faixas destinadas. O uso de equipamentos de segurança é obrigatório, e o descumprimento das regras pode resultar em autuações e remoção do veículo, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.