Um sanduíche de brócolis com linguiça, vendido por um food truck na cidade de Diamante, na Itália, provocou a morte de duas pessoas e deixou outras 17 internadas com suspeita de intoxicação. As autoridades acreditam que o brócolis contaminado tenha desencadeado um surto de botulismo.
As vítimas fatais foram identificadas como o músico Luigi Di Sarno, de 52 anos, e Tamara D’Acunto, de 45, que faleceram na quarta-feira (6) após apresentarem sintomas compatíveis com a doença. As autópsias, iniciadas na terça-feira (12), ainda aguardam confirmação oficial.
O estabelecimento itinerante foi interditado, e todos os produtos apreendidos pela Vigilância Sanitária. O Ministério Público conduz a investigação para apurar responsabilidades. Segundo familiares, Luigi começou a passar mal durante uma viagem de férias, relatando fortes dores, dificuldades para respirar e problemas de visão.
Causado pela bactéria Clostridium botulinum, o botulismo ataca o sistema nervoso, podendo provocar paralisia muscular, problemas respiratórios e morte em cerca de 10% dos casos. A infecção, embora rara, costuma ocorrer pela ingestão de alimentos contaminados — como o brócolis servido no lanche que originou o surto.