Alagoas recebeu, nessa quarta-feira (13), a visita de uma comitiva do governo federal liderada pela primeira-dama Janja da Silva (PT). A agenda, realizada na Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras (Coopmaris), no bairro do Vergel, em Maceió, teve como objetivo ouvir as demandas das trabalhadoras e anunciar investimentos para fortalecer a atividade.
O grupo contou com a presença dos ministros André de Paula (PSD), da Pesca e Aquicultura; Anielle Franco (PT), da Igualdade Racial; e Renan Filho (MDB), dos Transportes. Lideranças locais, como a vereadora Teca Nelma (PT) e o secretário estadual de Meio Ambiente, Gino César, também acompanharam a visita.
Durante o encontro, Janja explicou que percorre o país como enviada especial para mulheres na COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA), com o objetivo de ouvir relatos sobre o impacto das mudanças climáticas na vida das brasileiras. “As mudanças impactam mais fortemente a vida de mulheres e meninas. Estamos escutando as soluções que elas encontram em seus territórios para levar uma carta das mulheres dos biomas brasileiros até a COP 30”, afirmou.
O ministro André de Paula anunciou a entrega de computadores para colônias de pesca em Pernambuco e Alagoas, além de um repasse de R$ 500 mil para a Coopmaris, em parceria com o Ministério das Mulheres. O recurso será usado para ampliar e equipar a sede da cooperativa, que hoje conta com espaço para apenas 10 das 40 integrantes.
A presidente da Coopmaris, Vanessa Santos, comemorou o anúncio. “A expectativa é muito grande. Com os equipamentos, vamos reunir todas as associadas e atrair mais mulheres da comunidade”, disse.
O ministro Renan Filho destacou a relevância do trabalho das marisqueiras e a valorização do sururu, transformado em fonte de renda por meio de subprodutos. “A vinda de Janja ilumina essa comunidade e garante o fortalecimento dessa economia criativa”, afirmou.
Já a ministra Anielle Franco ressaltou a importância da integração entre diferentes pastas para garantir políticas duradouras. “Que não seja somente uma política de governo, mas uma política de Estado para quem mais precisa”, pontuou.
O governador Paulo Dantas, em viagem a Londres para acompanhar estudantes da rede estadual em intercâmbio, foi representado pela secretária da Fazenda, Renata Santos.

