O município de Maravilha recebeu, nesta quinta-feira (7), a visita técnica do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) com o objetivo de conhecer e avaliar um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais da região: a Pedra do Letreiro, localizada no sítio Boa Vista, próximo ao sítio Flamengo e ao povoado de São Cristóvão. O local abriga diversas pinturas rupestres, registradas em meio à caatinga, compondo um cenário que une história, tradição e preservação ambiental.
A ação foi acompanhada pela secretária municipal do Meio Ambiente, Diana, que destacou a importância de conservar o bioma e valorizar a herança cultural.
“Somos uma unidade de conservação em uma área de preservação ambiental, a Apoa Serra da Caixara. Nosso intuito é preservar para que a população compreenda a importância do trabalho ambiental e da conservação do nosso bioma caatinga. A Pedra do Letreiro é uma identidade cultural e histórica, pois retrata a história dos nossos antepassados”, afirmou.
Representando o IMA, João São Sarmento, da Gerência de Biodiversidade e Conservação do Estado de Alagoas, reforçou a relevância da visita para o monitoramento e proteção do patrimônio arqueológico.
“Nossa presença aqui, em parceria com a Prefeitura de Maravilha, permite ter um controle mais efetivo da gestão ambiental e compreender os possíveis impactos que esses sítios possam estar sofrendo”, disse.
O trabalho conjunto visa fortalecer ações de proteção e conscientização, garantindo que esse legado cultural e natural seja preservado para as futuras gerações.