Após um almoço com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e outras lideranças da sigla, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara agora uma reunião com dirigentes do Republicanos, partido do atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB).
Segundo apuração, Lula deve se encontrar nos próximos dias com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e com o próprio Motta. O movimento faz parte de uma ofensiva política do Planalto para ampliar o diálogo e garantir apoio no Congresso Nacional.
Nas últimas semanas, Lula já se reuniu com líderes de ao menos quatro partidos que ocupam ministérios em seu governo: PSB, União Brasil, MDB e PSD.
Kassab sinaliza candidatura própria
O encontro com o PSD ocorreu na quinta-feira (7), no Palácio da Alvorada, em Brasília. De acordo com relatos, Kassab afirmou ao presidente que o partido terá candidato próprio à Presidência da República em 2026, ano em que Lula pretende disputar a reeleição. O dirigente citou o governador do Paraná, Ratinho Júnior, como o nome escolhido pela legenda, mas não mencionou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Conversas com outros partidosNo dia 29 de julho, Lula se reuniu com ministros do União Brasil, Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações). A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), também participou. Na ocasião, Lula cobrou mais fidelidade do partido ao governo nas votações no Congresso.
Ainda no mesmo dia, o presidente conversou com ministros do MDB, em um encontro descrito como mais ameno. Antes disso, também havia almoçado com lideranças do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.