A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) a Operação Desfortuna, que tem como alvo a promoção de jogos de azar e a lavagem de dinheiro por influenciadores digitais. Um dos nomes detidos foi o do influenciador Maurício Martins Junior, conhecido nas redes sociais como Maumau ZK.Maumau, de 41 anos, foi preso em flagrante durante o cumprimento de mandado de busca em sua residência em Arujá, no interior de São Paulo. Durante a ação, os agentes encontraram uma arma de fogo de uso restrito, o que levou à sua detenção imediata.
Conhecido por vídeos de humor em academias ao lado de influenciadores fitness como Renato Cariani e Juliano Balestrin, ambos também já investigados em operações da Polícia Federal, Maumau soma cerca de 5 milhões de seguidores em suas contas no YouTube e Instagram.
Além dos vídeos de treino e humor, o influenciador passou a ostentar nas redes uma rotina de luxo, com festas, viagens internacionais, carros de alto padrão e uma mansão. Um dos veículos exibidos por ele é avaliado em cerca de R$ 1,5 milhão. Recentemente, ele se casou com a influenciadora Julya Freitas, com quem também teve um filho.
A Operação Desfortuna investiga a suposta ligação de influenciadores com a promoção de jogos de azar online, como o popularmente conhecido “Jogo do Tigrinho”, que tem sido alvo de atenção das autoridades por sua prática ilegal no Brasil.

