No Litoral Norte de Alagoas, a Defesa Civil mantém vigilância sobre o nível dos rios, com foco especial nos municípios de Porto Calvo e São Luís do Quitunde.
Segundo o Major Douglas Gomes, responsável pela seção de desastres da Defesa Civil estadual, os rios Maguaba e Santo Antônio continuam apresentando níveis acima do limite de transbordamento.
“O Rio Maguaba em Porto Calvo continua em transbordamento, assim como o Santo Antônio, em São Luís do Quitunde. Ontem à noite, o Santo Antônio estava 69 cm acima da cota. Hoje baixou um pouco, mas ainda está 65 cm acima. É um rio que preocupa porque demora para baixar o nível”, disse o major em entrevista nessa quarta-feira (6).
Embora os rios estejam acima do nível seguro, até o momento não foi preciso evacuar moradores das áreas de risco. As prefeituras locais já ativaram seus planos de contingência e disponibilizaram escolas para funcionarem como abrigos de prevenção. “Estamos em contato constante com as Defesas Civis municipais. Até agora, ninguém precisou ser retirado, mas tudo já está preparado caso seja necessário”, disse.
Devido à frequência das enchentes, muitos moradores das áreas próximas aos rios passaram a construir calçadas mais altas como medida preventiva, destacou o Major Douglas.
“Eles resistem enquanto o nível da água permite. Quando não há mais o que fazer, acabam saindo”, explicou.
O monitoramento dos rios não se limita ao Litoral Norte. Em Passo de Camaragibe, o Rio Camaragibe também apresenta nível elevado.
Por outro lado, o Rio Jacuípe, conhecido por transbordar historicamente, não ultrapassou a cota este ano graças à dragagem feita pela prefeitura, conforme informou o major.
O chefe da Defesa Civil informou que, apesar dos rios Paraíba e Mundaú estarem com cerca de metade da capacidade, apresentam uma forte velocidade de escoamento.
Ele destacou que, no momento, não há risco de transbordamento, mas reforçou o alerta para que a população evite qualquer contato com as águas. “Se as chuvas voltarem, esses rios podem subir rápido, porque a região tem muitas rochas e pouca absorção da água.”