Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    terça-feira, 3 fevereiro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Gestão Rita do Araçá corrige irresponsabilidade deixada pela gestão anterior
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Gestão Rita do Araçá corrige irresponsabilidade deixada pela gestão anterior

    2025-08-05T22:43:44-03:000000004431202508


    A prefeita de Joaquim Gomes, Rita do Araçá, revelou com exclusividade ao 40graus News que sua gestão realizou, nos últimos dias, a entrega de informações devidas aos sistemas do FNDE e Fundeb referentes ao mandato anterior, comandado por Adriano Barros. A informação, divulgada em um portal da região, informando que o fato seria responsabilidade da Prefeita, é falsa, assim apurou o 40graus. Com a informação de que as questão pendentes são de 2024, fica evidenciado que a responsabilidade inicial desse envio era da equipe do ex-prefeito, ainda em dezembro do ano passado, o que não foi feito.

    Contudo, mesmo diante do descaso herdado, a atual administração agiu dentro do prazo legal — que se estende até 31 de agosto — e cumpriu o que era devido para não comprometer o futuro educacional da cidade. A prefeita fez questão de mostrar os comprovantes de envio, assumindo um compromisso que não era seu, mas que, se ignorado, poderia gerar consequências graves: Joaquim Gomes corria o risco de ficar fora do cálculo do VAAT (Valor Aluno Ano Total) do Fundeb para 2026.

    Na prática, isso significaria uma queda brusca nos repasses federais voltados à educação, afetando diretamente alunos, professores e a estrutura das escolas. Um verdadeiro retrocesso, causado por irresponsabilidade fiscal e má gestão pública do ex-prefeito.

    Essa omissão da administração anterior, além de irresponsável, expõe a fragilidade técnica e a falta de compromisso com o futuro da cidade na gestão de Barros. Não é a primeira vez que a nova gestão precisa apagar incêndios herdados do passado, mas o mais grave é que, neste caso, tratava-se de um risco real à política educacional do município.

    E se há algo ainda mais alarmante do que a omissão técnica, é a forma como certos veículos de comunicação do estado abordaram o tema. Sem qualquer esforço mínimo de apuração, ignorando a realidade administrativa dos municípios, preferiram disseminar informações descontextualizadas — ou, pior, erradas — colaborando com a desinformação generalizada da sociedade.

    É papel fundamental da imprensa informar com responsabilidade. Fazer jornalismo não é repetir narrativas prontas ou se apoiar em dados pela metade.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2026 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.