Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sexta-feira, 19 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Mulher entra em trabalho de parto e dá à luz na Avenida Fernandes Lima com apoio do Samu
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mulher entra em trabalho de parto e dá à luz na Avenida Fernandes Lima com apoio do Samu

    2025-08-05T15:49:38-03:000000003831202508
    Foto: arquivo SAMU.

    Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) realizou, na manhã desta terça-feira (5), um parto de emergência em via pública, na Avenida Fernandes Lima, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió. A gestante estava dentro de um carro, sentindo fortes contrações, quando foi atendida nas proximidades do prédio do Ibama, no sentido Centro da cidade.

    O chamado foi registrado às 7h55 pela Central de Regulação Unificada (CRU), que acionou imediatamente uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel). Ao chegar ao local, a equipe encontrou a mulher em fase ativa do trabalho de parto e iniciou os procedimentos ainda no interior do veículo.

    O bebê nasceu com sinais vitais estáveis e bastante ativo. Em seguida, foi realizada a dequitação da placenta, sem complicações. O atendimento foi concluído por volta das 9h16, com o encaminhamento da mãe e do recém-nascido para a Maternidade Santo Antônio, ambos em boas condições de saúde.

    A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, elogiou a atuação da equipe. “A agilidade da Unidade de Suporte Avançado e a atuação precisa da Central de Regulação foram fundamentais para o êxito do atendimento. O trabalho em equipe garantiu um parto seguro e humanizado para mãe e bebê”, destacou.

    O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, também reconheceu o profissionalismo dos socorristas. “A eficiência do Samu, aliada ao suporte técnico da Central de Regulação, reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com um atendimento de excelência, mesmo em situações extremas como esta”, afirmou.

    Casos como esse exigem calma e atenção. Se o parto ocorrer de forma inesperada, a gestante deve ser mantida em posição confortável, preferencialmente deitada com as pernas flexionadas. O acompanhante deve acionar o Samu 192 imediatamente, manter a calma e oferecer apoio emocional.

    É importante garantir um ambiente limpo. Toalhas podem ser usadas para proteger o bebê, e o cordão umbilical não deve ser puxado ou cortado até a chegada da equipe médica ou sob orientação profissional por telefone.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.