O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão, divulgou nesta terça-feira (5) um manifesto em defesa da soberania nacional. A declaração ocorre em meio à crise diplomática e comercial provocada pela decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros como carnes, café e frutas.
O documento foi lido pela atriz Dira Paes durante a abertura da 5ª sessão plenária do colegiado, que é formado por representantes da sociedade civil e tem a função de assessorar a Presidência da República.
“A soberania nacional está declarada no art. 1º da nossa Constituição. O respeito a esse princípio é condição inegociável nas relações com os demais países”, afirma o texto, que também manifesta apoio às instituições democráticas brasileiras, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF).
O Conselhão reforçou a disposição do governo brasileiro em buscar uma solução negociada para o impasse comercial com os Estados Unidos. “Reafirmamos ainda a total disposição de contribuir com as negociações comerciais respeitosas entre nossos países. E que possamos fortalecer ambas as economias, a partir das potencialidades de cada nação”, destaca o manifesto.
A carta encerra com uma defesa do papel do Brasil no cenário internacional: “O Brasil é um país soberano, que defende a paz mundial, o multilateralismo e o combate à fome e à miséria. Um país que respeita a autodeterminação dos povos e quer também ser respeitado”.
As novas tarifas norte-americanas entram em vigor ainda nesta semana e afetam diretamente setores estratégicos da economia brasileira, o que elevou o tom das reações políticas e institucionais no país.

