A Defesa Civil de Maceió informou, nesta terça-feira (5), que a capital alagoana já acumulou 53% do volume de chuvas esperado para todo o mês de agosto. Em apenas cinco dias, foram registrados 191 milímetros de precipitação, sendo 70 mm apenas nas últimas 48 horas.
De acordo com o órgão, desde a segunda-feira (4), foram registradas 11 ocorrências relacionadas às chuvas, a maioria envolvendo edificações com problemas estruturais. Apesar dos transtornos, não há registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas até o momento.
A previsão do tempo para esta terça-feira indica possibilidade de pancadas de chuva de intensidade variável ao longo do dia e chuvas isoladas durante a noite e na quarta-feira (6).
A Defesa Civil orienta a população a acionar o serviço pelos números 199 ou 156 em caso de emergência. Para receber alertas sobre condições climáticas, é possível se cadastrar enviando o CEP por SMS para o número 40199.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo potencial de chuvas para Maceió e outros 11 municípios alagoanos. O aviso é válido até às 10h da quarta-feira (6) e prevê acumulados de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.
Segundo o Inmet, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em áreas de encosta. A recomendação é evitar sair de casa durante o mau tempo, não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada e estar atento a sinais de instabilidade no solo ou em construções.

