O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgou nas redes sociais um placar atualizado com o posicionamento dos senadores em relação ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo os dados, 34 senadores se mostram favoráveis à destituição, 19 são contrários e 28 ainda não declararam posição. Para que o processo avance, são necessários ao menos 54 votos, o equivalente a dois terços do Senado.
As informações foram coletadas do site votossenadores.com.br, criado em 2024 por opositores de Moraes. O ministro é relator de ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe, além de processos ligados aos atos de 8 de janeiro.
A pressão política contra Moraes ganhou força após o governo dos Estados Unidos impor sanções contra o ministro com base na Lei Magnitsky. A medida impede que ele realize transações com instituições financeiras norte-americanas.
Nikolas Ferreira tem sido uma das principais vozes do movimento pró-impeachment e teve protagonismo nas manifestações realizadas no domingo (3). O deputado participou da convocação dos atos nacionais por meio das redes sociais, incentivando apoiadores a exigirem a saída do ministro do STF.