Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sexta-feira, 19 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Oposição cobra reação “firme” do Senado contra Moraes após tornozeleira em senador Marcos do Val
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Oposição cobra reação “firme” do Senado contra Moraes após tornozeleira em senador Marcos do Val

    2025-08-04T15:02:46-03:000000004631202508

    Parlamentares criticam decisão do ministro do STF e dizem que medida compromete a legitimidade da CasaLíderes de partidos da oposição no Senado divulgaram, nesta segunda-feira (4), uma nota conjunta repudiando a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs o uso de tornozeleira eletrônica ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), além de autorizar busca e apreensão e o bloqueio de salários e verbas parlamentares.

    Na nota, os senadores afirmam que a medida compromete o exercício pleno do mandato de um representante eleito e afeta diretamente a autoridade do Senado como instituição democrática. Eles pedem uma “reação firme” da Casa e informaram que solicitarão ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), um posicionamento formal sobre o caso.

    “Eventuais excessos devem ser analisados pelo Conselho de Ética da Casa, não tratados com instrumentos de coerção que desrespeitam garantias processuais e agravam o desequilíbrio entre os Poderes”, diz o comunicado.

    Assinam a nota os senadores Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição; Tereza Cristina (PP-MS); Plínio Valério (PSDB-AM); Carlos Portinho (PL-RJ); Mecias de Jesus (Republicanos-RR); e Eduardo Girão (Novo-CE).Segundo os parlamentares, o senador nem sequer foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e é alvo de inquérito sigiloso, “aparentemente motivado por críticas e opiniões, direitos resguardados pela imunidade parlamentar prevista na Constituição”.

    Medidas contra Do ValAs ações determinadas por Moraes incluem o uso de tornozeleira eletrônica, colocada na manhã desta segunda-feira no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime), em Brasília. A Polícia Federal também apreendeu o passaporte diplomático do senador, que retornou ao Brasil após viagem aos Estados Unidos.

    Além disso, Moraes manteve as redes sociais de Do Val bloqueadas e determinou o congelamento de seu salário e de todas as verbas de gabinete. Segundo o ministro, as medidas foram justificadas pelo “completo desprezo” do parlamentar às decisões do STF.

    Moraes é alvo de pedidos de impeachment

    A reação da oposição se soma a uma crescente pressão sobre Moraes no Senado. Desde o início da atual legislatura, já foram protocolados 26 pedidos de impeachment contra ministros do STF, 13 deles contra Moraes, que se tornou o principal alvo por sua atuação em investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, como os inquéritos das Fake News, da tentativa de golpe e dos ataques de 8 de janeiro.

    Embora a Lei nº 1.079/1950 permita que qualquer cidadão ou autoridade eleita apresente denúncia contra ministros da Corte, nenhum pedido de impeachment foi aceito até hoje. A tramitação depende da decisão do presidente do Senado, responsável por acatar ou arquivar os requerimentos.

    Alcolumbre é contra impeachmentApesar das cobranças, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já se posicionou contra o processo de impeachment de ministros do STF. Em entrevista, afirmou que a medida “não é a solução” e poderia gerar instabilidade institucional. Alcolumbre foi eleito com apoio de setores tanto da base do governo quanto da oposição, e seu mandato tem sido marcado por resistência a confrontos diretos com o Judiciário.

    O impasse entre os Poderes deve continuar em destaque na pauta política, com a oposição intensificando os questionamentos à atuação de Moraes e pressionando por um posicionamento do Senado sobre o equilíbrio institucional.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.