A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nesta sexta-feira (1º), a operação “Shamar”, voltada à prevenção e repressão de crimes relacionados à violência contra a mulher. A ação marca o início das atividades do “Agosto Lilás”, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência doméstica.
Ao todo, estão sendo cumpridos 32 mandados de prisão contra suspeitos de crimes previstos na Lei Maria da Penha, como feminicídio, estupro, lesão corporal, ameaça, violência doméstica e estupro de vulnerável. Os mandados são executados em diversos municípios alagoanos, entre eles Maceió, Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
A operação é comandada pelo delegado-geral Gustavo Xavier e coordenada pela delegada Ana Luiza Nogueira, responsável pelas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs).
Participam da ação equipes da DEAM, DEACLE, CORE, DRACCO, SAER, DCCCA, OPLIT, além de outras Delegacias Especializadas e Distritais, com o apoio da Operação Aérea da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
A iniciativa reforça o compromisso das forças de segurança no enfrentamento à violência de gênero e na proteção das mulheres em todo o estado.