Um menino de dois anos mordeu e matou uma cobra venenosa após ser atacado pelo réptil dentro de casa, na vila de Bankatwa, no estado de Bihar, Índia. Govinda Kumar estava brincando quando avistou a cobra, com cerca de um metro de comprimento, e a agarrou com as mãos.
Segundo familiares, a serpente enrolou-se nos braços da criança e tentou atacá-la, mas o menino conseguiu reagir e feriu fatalmente o animal.
Em vez de chorar ou gritar, Govinda mordeu a cabeça da cobra com força. O réptil morreu na hora.
“Eu estava movendo lenha perto da casa quando a cobra apareceu. A criança provavelmente viu o animal se movendo e o agarrou. Corremos até o menino e vimos que ele havia colocado a cabeça da cobra na boca. Então, conseguimos separar a cobra de sua boca e mãos”, contou Mateshwari Devi, avó do menino, ao jornal The Telegraph.
Após morder a cobra venenosa, o menino perdeu a consciência devido à ingestão de uma pequena quantidade de veneno, mas foi socorrido a tempo. Inicialmente, Govinda foi levado ao posto de saúde local e, em seguida, transferido para o Government Medical College and Hospital (GMCH), hospital público especializado na cidade de Bettiah. Lá, ele recebeu medicamentos antialérgicos e permaneceu em observação por 48 horas. Como não apresentou sintomas graves, teve alta no último sábado (26).
“A criança chegou consciente, mas com inchaço no rosto e na boca. Confirmamos com os pais que não houve picada. O veneno entrou pela boca, mas sem causar efeitos sistêmicos”, explicou o médico, Saurab Kumar, ao The Telegraph.
História surpreendeu a equipe médica. “Recebi a criança ativa e alerta, mas com inchaço no rosto e na boca, devido à reação ao veneno na cavidade oral. Ficamos surpresos e confirmamos com os pais várias vezes para ter certeza de que a criança não havia sido picada pela cobra, descartando a hipótese de que o veneno tivesse entrado na corrente sanguínea. Eles nos disseram que ele mordeu a cobra, e o animal morreu na hora”, contou Kumar.
O caso chamou atenção por sua extrema raridade, já que a criança chegou a engolir parte da cobra. A serpente, da espécie naja-indiana, é altamente venenosa e pode causar a morte em poucas horas. Segundo especialistas, a cobra provavelmente morreu devido a um trauma na cabeça provocado pela mordida do menino.
“A criança comeu parte da cobra, e o veneno entrou por via digestiva, diferente dos casos em que a cobra morde e o veneno entra no sangue, causando neurotoxicidade. Administramos medicamentos antialérgicos e o mantivemos em observação. Como ele não apresentou sintomas por 48 horas, teve alta no sábado”, disse Saraub Kumar.
A cada ano, milhares de pessoas na Índia são vítimas de picadas de cobras. De acordo com um estudo publicado na revista científica eLife, mais de um milhão de mortes foram relacionadas a esses ataques entre os anos 2000 e 2019.