Assessores próximos e integrantes do núcleo político mais próximo ao ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), têm intensificado as articulações para que ele volte a disputar o governo de Alagoas nas eleições de 2026. A pressão por um novo mandato tem como principal defensor o senador Renan Calheiros, pai do ex-governador, além de aliados diretos que integram sua equipe em Brasília.
Segundo apuração, o compromisso com o grupo governista local de disputar novamente o Palácio República dos Palmares permanece firme. A avaliação entre membros da base é de que, sem a presença do prefeito de Maceió, JHC, na disputa estadual, uma eventual candidatura de Renan Filho teria um cenário amplamente favorável.
“Ele está determinado a voltar ao Palácio República dos Palmares”, afirmou à reportagem um assessor próximo do ministro.
A possível candidatura de Renan Filho levanta questionamentos sobre quem, além de JHC, teria potencial político e eleitoral para enfrentá-lo em uma disputa direta pelo governo estadual. Por ora, lideranças locais observam os movimentos com cautela, enquanto o cenário para 2026 começa a se desenhar nos bastidores.
Fonte: Cada Minuto