Mesmo sem temporais constantes, o mês de julho já acumula altos volumes de chuva em Maceió. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, já choveu 153 mm na capital — o que representa 56% da média esperada para todo o mês, que é de 271 mm. O órgão, que atua em situações de risco, reforça o alerta à população, especialmente àqueles que vivem em áreas vulneráveis.
“O período chuvoso ainda não acabou, e é fundamental que as pessoas saibam quando e como pedir ajuda. Mesmo sem chuvas intensas diárias, o solo encharcado e construções frágeis ainda representam perigo”, alerta Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil.
O órgão atua 24 horas por dia para monitorar e responder a situações de risco como alagamentos ou inundações, deslizamentos ou risco de queda de barreiras, rachaduras em imóveis, trincas ou infiltrações perigosas, afundamento do solo ou estruturas instáveis, queda ou ameaça de queda de árvores e situações com vítimas ou desabrigados.
Como acionar
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil gratuitamente pelos telefones 199 ou 156. O atendimento é feito por técnicos preparados para orientar e enviar equipes ao local.
Quem deseja receber alertas de risco pode se cadastrar:
- Via SMS: envie o CEP da residência para 40199
- Via WhatsApp: envie uma mensagem para (61) 2034-4611 e siga as instruções do robô
- No Telegram: busque “Defesa Civil Nacional” e siga o passo a passo
Esses canais ajudam a manter a população informada sobre fortes chuvas, deslizamentos e emergências climáticas.