Foi amplamente divulgado, e até agora não desmentido pelas partes envolvidas, que o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), teria assumido compromisso com o presidente Lula (PT) de não ser candidato a governador no próximo ano e a apoiar para o cargo o senador e ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho (MDB).
O ponto central do chamado “acordão” seria a nomeação, pelo Presidente da República, da sua tia Marluce Caldas, procuradora de justiça do Ministério Público de Alagoas, para o cargo de ministra do Tribunal de Contas da União.
Houve até a divulgação de imagens, com fotos dos personagens citados, seguidas de textos registrados nas redes sociais e meios tradicionais de comunicação, quando do ato de indicação do nome de Marluce para o Senado – a quem cabe sabatinar e aprovar o nome da tia de JHC para o STJ.
Duas semanas se passaram, JHC continua filiado ao PL, até agora não deu nenhuma declaração pública dizendo se confirma ou não as especulaçõee e, por outro lado, continua reforçando sua bancada na Câmara de Vereadores, como se estivesse em campanha para 2026.
Daí a expectativa geral sobre se o prefeito vai cumprir o compromisso que teria assumido ou se vai manter a pretensão de renunciar ao mandato em abril próximo para concorrer ao governo.
Para apimentar mais a questão, pessoas mais ligadas a JHC dizem que ele é mesmo candidato a governador no ano que vem.
Fonte – Blog do Flávio Gomes de Barros