Um episódio inusitado agitou o museu Pompidou, em Metz, na França: um visitante comeu uma banana que fazia parte da obra de arte Comedian, do artista italiano Maurizio Cattelan, avaliada em US$ 6,2 milhões. O caso aconteceu no último sábado (12), mas só foi divulgado pela instituição na sexta-feira (18).
A instalação consiste em uma banana presa à parede com fita adesiva, e já foi alvo de polêmica desde sua estreia, tendo sido “consumida” por visitantes em outras ocasiões. A obra foi comprada em 2024, em Nova York, e faz parte da exposição dedicada a Cattelan no museu francês.
De acordo com o Pompidou, a equipe de segurança interveio rapidamente após o episódio e conseguiu reinstalar a obra “em questão de minutos”. Como a banana é um item perecível, explicou o museu, ela é substituída regularmente conforme orientações do artista.
Ao comentar o incidente, Cattelan demonstrou bom humor, embora com certa ironia. “Fiquei decepcionado porque a pessoa não comeu também a casca e a fita”, disse. “Ela confundiu a fruta com a obra de arte. Em vez de comer a banana com casca e fita adesiva, o visitante simplesmente consumiu a fruta.”
Comedian estreou em 2019 e rapidamente se tornou símbolo da discussão sobre os limites entre arte, provocação e performance. Mesmo com seu caráter efêmero, a peça continua despertando curiosidade — e apetite.