O governo de Alagoas oficializou, nesta terça-feira (22), a nomeação de Marília Albuquerque (PT) como titular da recém-criada Secretaria da Mulher. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado e marca a entrada da petista no primeiro escalão da gestão de Paulo Dantas (MDB).
Filha do desembargador Tutmés Airan, Marília ocupava o cargo de assessora especial do governador e foi exonerada para assumir a nova função. A Secretaria da Mulher foi criada após o desmembramento da antiga Secretaria de Direitos Humanos, aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa de Alagoas.
Antes de integrar o governo estadual, Marília atuou como secretária de Cultura e Lazer de Arapiraca durante a gestão do prefeito Luciano Barbosa (MDB). Em 2024, ela disputou uma vaga na Câmara de Vereadores do município e recebeu 1.660 votos, mas o Partido dos Trabalhadores não conseguiu eleger representantes na cidade.
A antiga secretaria unificada de Mulher e Direitos Humanos estava sob a liderança de Maria José, indicada pelo deputado federal Paulão (PT). Com o desmembramento da pasta, Marília assume uma estrutura focada exclusivamente na formulação e execução de políticas públicas voltadas às mulheres.
Com a nomeação, o PT mantém espaço no núcleo central do governo estadual. A expectativa é que a nova secretaria atue em consonância com as diretrizes do partido, fortalecendo ações de proteção, empoderamento e inclusão das mulheres alagoanas.