A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió deu início, nesta segunda-feira (21), à campanha de vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos matriculados na rede pública de ensino. A ação, que segue até 22 de setembro, integra a estratégia de prevenção e controle de doenças relacionadas ao papilomavírus humano, como cânceres e verrugas genitais.
A vacina oferecida é a quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Ela faz parte do calendário nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014 e, atualmente, é aplicada em dose única para o público-alvo. Também podem se vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que não tenham recebido nenhuma dose anteriormente.
De acordo com a gerente de imunização da SMS, Eunice Amorim, a campanha será intensificada nas escolas até setembro. “Vamos levar a vacinação até as unidades de ensino com aviso prévio aos responsáveis, que deverão apresentar o cartão vacinal. Adolescentes sem nenhuma dose anterior receberão uma única aplicação. Já as gestantes devem aguardar o pós-parto para se vacinar”, destacou.
Além das escolas, as doses seguem disponíveis nas unidades básicas de saúde e pontos fixos de vacinação. Pessoas com condições específicas de saúde também têm direito ao imunizante, desde que apresentem prescrição médica. Entre os grupos prioritários especiais estão:
- Imunodeprimidos de 9 a 45 anos;
- Pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (CID B97.7);
- Usuários de PrEP contra HIV/Aids (CID Z20.6);
- Vítimas de abuso sexual, de 9 a 45 anos.
A SMS reforça a importância da vacinação como forma eficaz de prevenção de doenças associadas ao HPV, que podem causar complicações a longo prazo, inclusive cânceres do colo do útero, pênis, ânus e orofaringe.

