Colunista americano avalia que medida de Trump fortaleceu popularidade do presidente brasileiro
Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram, nos bastidores, a repercussão de um artigo publicado no jornal americano The Washington Post, que classificou o tarifaço anunciado por Donald Trump como um “presente de Natal antecipado” para Lula.
O texto, assinado pelo colunista Ishaan Tharoor e intitulado “O bullying de Trump ao Brasil está saindo pela culatra” (em tradução livre), faz uma análise dos impactos políticos da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
“Para Lula, cujo campo político de esquerda enfrentará uma eleição difícil em 2026, esse momento é uma bênção inesperada. Pesquisas mostram uma renovada aprovação popular ao seu governo, diante do que é percebido como intimidação americana provocada por Bolsonaro. As tarifas também prejudicam os interesses da elite empresarial, que costuma ser o maior apoio da oposição conservadora a Lula”, afirma o artigo.
Repercussão no Itamaraty
De acordo com integrantes do governo, incluindo diplomatas da cúpula do Itamaraty, a publicação é significativa por estar em um dos jornais mais lidos por formadores de opinião e autoridades dos Estados Unidos.
“É um jornal lido por quem resolve ou por quem fala com quem resolve”, disse uma fonte do governo.
Ofensiva na mídia internacional
Desde que Trump anunciou publicamente o tarifaço, autoridades do governo brasileiro intensificaram esforços para rebater as críticas e defender a soberania nacional. O presidente Lula e ministros deram entrevistas a veículos internacionais, além de publicarem artigos em jornais americanos e europeus.
A estratégia busca, segundo assessores do Planalto, transformar o tarifaço em um tema que fortaleça o discurso nacionalista e aumente a base de apoio político do governo no cenário interno e externo.

