Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    segunda-feira, 22 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Política»Voto de Fux sobre Bolsonaro pode influenciar cenário após retaliação dos EUA
    Política

    Voto de Fux sobre Bolsonaro pode influenciar cenário após retaliação dos EUA

    2025-07-21T09:49:49-03:000000004931202507

    A escalada das tensões políticas marca o cenário atual, com o embate entre os presidentes Lula e Donald Trump ganhando força. No meio desse conflito, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tem seu visto americano suspenso. Além disso, o processo que analisa as sanções aplicadas a Jair Bolsonaro segue em curso, sob a responsabilidade do ministro Luiz Fux.

    Realizado em plenário virtual, o julgamento, que se estenderá até esta segunda-feira (21), conta com o apoio da maioria dos ministros às restrições impostas por Moraes a Bolsonaro. Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia estão entre os que já se posicionaram favoravelmente. Entretanto, a ausência do voto do ministro Luiz Fux gera expectativa quanto à sua decisão.

    Medidas Restritivas

    Para evitar tentativas de interferência às investigações, o ministro Alexandre de Moraes impôs, na última sexta-feira (18), um conjunto de restrições rigorosas ao ex-presidente. As medidas incluem o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, a vedação de contato com seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, e a proibição de frequentar embaixadas ou consulados. Também ficou determinado que ele permaneça em casa durante as noites e aos fins de semana.

    Em meio ao aumento nas tensões diplomáticas, os Estados Unidos reagiram prontamente. O secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou a suspensão dos passaportes de Alexandre de Moraes, de seus familiares e, possivelmente, de outros membros do Supremo Tribunal Federal. A medida escancara o agravamento do atrito entre os governos brasileiro e americano.

    Divergências no STF

    As decisões sobre o 8 de janeiro abriram espaço para embates internos no STF. Fux, em desacordo com o relator Alexandre de Moraes, tem questionado a forma como as denúncias são aceitas e criticado a dureza das punições. A divergência revela um Supremo cada vez mais dividido.

    O julgamento em curso evidencia as tensões entre os Poderes e desperta atenção fora do país. A expectativa agora gira em torno do ministro Luiz Fux, único que ainda não votou. Seu posicionamento pode influenciar o resultado das sanções a Bolsonaro e ter impacto direto no cenário político nacional.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.