O vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) tem assumido uma postura bastante discreta como coadjuvante do governador Paulo Dantas (MDB), mas certamente tem plena consciência do seu protagonismo no xadrez eleitoral do próximo ano em Alagoas.
Sem ter, inegavelmente, a confiança irrestrita do grupo dominante na política alagoana, do qual só recentemente começou a fazer parte, Lessa é peça fundamental na disputa política prevista para 2026.
Paulo Dantas tem dito que pretende concluir o mandato e, caso isso se confirme, uma das motivações seria inviabilizar a possibilidade de o vice assumir o governo de forma efetiva e, pelo apego que o cargo proporciona, resolver ser candidato à reeleição.
Uma hipótese que modificaria completamente os planos do MDB, que pretende lançar o senador e ministro Renan Calheiros Filho a governador do Estado pela terceira vez.
Se Dantas realmente se mantiver no cargo até 31 de dezembro de 2026, Ronaldo Lessa teria a alternativa de simplesmente também concluir o atual mandato ou, por exemplo, ser candidato a deputado federal – uma proposta que interessa ao seu partido.
Até por um questão de sobrevivência política, Lessa vai manter sua opção em suspense até o prazo final para desincompatibilizações – abril próximo.
Nesse contexto, mantém sua condição de peça fundamental no xadrez eleitoral.
- Ronaldo Lessa. Relevância para 2026…
Fonte – Blog do Flávio Gomes de Barros