O prefeito de Santana do Ipanema, Eduardo Bulhões, participou nesta sexta-feira (18) da abertura dos serviços de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia do Hospital de Amor Interestadual de Lagarto (HAIL). A unidade será referência no tratamento do câncer para mais de 2,9 milhões de pessoas de 153 municípios de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.
A iniciativa integra o programa federal Agora Tem Especialistas, que visa reduzir a fila de espera por atendimentos no SUS. Todo o atendimento do HAIL será 100% gratuito, ampliando o acesso a tratamentos oncológicos com qualidade e dignidade.
Com estrutura moderna e foco na humanização, o hospital oferece leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI, além de salas para procedimentos de média complexidade e um Centro de Infusão com capacidade para 1.500 sessões de quimioterapia por mês. Também disponibiliza exames de imagem avançados, radioterapia, braquiterapia, 10 consultórios para até 4 mil consultas mensais e 14 estações de teleatendimento, com até 1.000 teleconsultas por mês.
Alagoas será beneficiada especialmente nos municípios do semiárido e da divisa com Sergipe, regiões que historicamente enfrentam dificuldade de acesso ao tratamento. Ao todo, 29 cidades das 6ª, 9ª e 10ª regiões de saúde do estado estão sendo pactuadas.
“O câncer não pode esperar. Essa é uma grande conquista para o povo de Santana do Ipanema e de todo o nosso sertão”, afirmou o prefeito Eduardo Bulhões, agradecendo ao deputado Isnaldo Bulhões, ao governador Paulo Dantas e ao secretário Gustavo Pontes pelo empenho.
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e de diversas autoridades de Alagoas e Sergipe.