Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    terça-feira, 3 fevereiro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Deputado Francisco Tenório relembra “Dia da Mobilização Estadual” em vídeo com imagens históricas de 1997
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Deputado Francisco Tenório relembra “Dia da Mobilização Estadual” em vídeo com imagens históricas de 1997

    2025-07-17T23:08:24-03:000000002431202507



    Deputado Francisco Tenório relembra “Dia da Mobilização Estadual” em vídeo com imagens históricas de 1997

    O deputado estadual Francisco Tenório publicou, nesta quinta-feira (17), um vídeo em suas redes sociais relembrando um dos episódios mais marcantes da história política recente de Alagoas: a mobilização popular de 17 de julho de 1997, que resultou no afastamento do então governador Divaldo Suruagy. O parlamentar propôs que a data seja oficialmente reconhecida como o Dia da Mobilização Estadual.

    No vídeo, que inclui fotos históricas do movimento, Francisco Tenório narra os acontecimentos que, segundo ele, representaram uma verdadeira “revolução” da população alagoana. Na época, o governo estadual enfrentava uma grave crise financeira, com oito folhas salariais em atraso, o que gerou desespero entre os servidores públicos — incluindo relatos de suicídios por falta de pagamento.

    “Você sabia que hoje deveríamos comemorar o Dia da Mobilização Estadual? No dia 17 de julho de 1997, houve uma grande revolução da população alagoana”, disse o deputado no início do vídeo.

    Francisco Tenório lembra que ele, ao lado dos então deputados João Caldas, Heloísa Helena e Cícero Amélio, liderou um movimento de oposição na Assembleia Legislativa, exigindo a saída de Suruagy, considerado incapaz de governar diante da crise.

    “Tivemos adesão total da população alagoana e das polícias Civil e Militar, que tiveram um papel muito importante naquele momento”, destacou.

    O vídeo também menciona episódios dramáticos daquele dia, como o fechamento da Assembleia Legislativa pelo Exército e os tumultos que deixaram pessoas feridas. Apesar do clima tenso, o movimento conseguiu alcançar seu objetivo com o pedido de licença do governador, o que permitiu a posse do então vice-governador Manoel Gomes de Barros. Posteriormente, Ronaldo Lessa seria eleito governador em eleições diretas.

    “Eu estava nesta luta visando a melhoria dos servidores públicos estaduais e da população alagoana”, afirmou Tenório, encerrando com um apelo simbólico: “O Dia 17 de julho, que deve ser chamado de Dia da Mobilização Estadual, ficará marcado por muito tempo na lembrança do povo alagoano”.

    A publicação teve ampla repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre o reconhecimento oficial da data como parte da memória política do estado.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2026 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.