O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta quinta-feira (17) que seu filho Carlos Bolsonaro será candidato ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. Atualmente vereador no Rio de Janeiro pelo Republicanos, Carlos deve migrar para o Sul, onde, segundo Bolsonaro, lidera as pesquisas. A declaração foi feita após visita ao gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), outro filho do ex-presidente.
Bolsonaro também lembrou que tem outro filho na política em Santa Catarina: Jair Renan, conhecido como “04”, que é vereador em Balneário Camboriú pelo PL. O ex-presidente afirmou que seu grupo político tem “interesse enorme” em eleger uma bancada robusta no Senado. No Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro tentará a reeleição, mas Bolsonaro desconversou sobre quem disputaria a segunda vaga: “a outra, eu não sei se o [governador] Cláudio Castro vem como candidato”.
Mesmo inelegível por decisão da Justiça Eleitoral e réu em ação por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro disse que “não está fora” das eleições de 2026. Quando questionado sobre a possibilidade de apoiar uma candidatura presidencial de Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, afirmou que essa ideia “não está na cabeça” dele.
Sobre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ex-presidente negou que ela seja uma opção para disputar a Presidência. “Ela nunca falou de política com vocês”, disse. Segundo Bolsonaro, o único plano definido até o momento é que Michelle seja candidata ao Senado pelo Distrito Federal nas próximas eleições.