O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quinta-feira (17), uma ação de coleta externa de sangue no município de Coruripe, no litoral sul do estado. A iniciativa acontecerá das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, localizada no bairro Tércio Wanderley.
A ação tem como objetivo reforçar os estoques de sangue e ampliar o número de doadores voluntários, especialmente em um período em que os bancos costumam registrar queda nos níveis de bolsas disponíveis.
Para participar da doação, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os voluntários devem estar em bom estado de saúde, pesar 50 quilos ou mais, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos responsáveis.
O ministério também orienta que o voluntário não consuma bebidas alcoólicas nas horas que antecedem a doação. Pessoas com diagnóstico de doenças como Chagas, HIV/Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade estão impedidas de doar.
Em casos de sintomas gripais, é preciso aguardar pelo menos 10 dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue. Já as mulheres grávidas ou em período de amamentação estão temporariamente inaptas para a doação.