Mais de R$ 22 milhões foram investidos em sistema de abastecimento; expectativa é de que parte da população tenha acesso à água ainda em 2025
Moradores de comunidades rurais de Inhapi, no semiárido alagoano, poderão ter acesso à água tratada diretamente em suas casas ainda este ano. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) anunciou o investimento de R$ 22,7 milhões na implantação de um sistema de abastecimento que capta água do Canal do Sertão, trata e a distribui às residências.
A infraestrutura hídrica contará com captação no canal, estação de tratamento de água, adutora, reservatórios, rede de distribuição e ligações prediais. Atualmente, segundo dados do Censo 2022, mais da metade dos domicílios permanentes do município — 56,27% — não possuem ligação com a rede geral de água.
As obras estão em andamento e, no momento, concentram-se na construção da estação de tratamento. Também estão sendo executadas escavações, instalação de tubos, obras elétricas, ligações prediais e fase de pré-operação. A previsão é de que o sistema esteja concluído até o segundo semestre de 2026, com a expectativa de que algumas famílias já sejam beneficiadas antes da conclusão total.
Quando finalizado, o sistema será repassado à Prefeitura de Inhapi e atenderá comunidades difusas próximas ao Canal do Sertão que, apesar da proximidade, não possuem abastecimento regular. A infraestrutura está sendo construída em terrenos desapropriados pela gestão municipal.
Estudos apontaram solução viável
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, a escolha pelo uso do Canal do Sertão como fonte hídrica foi baseada em estudos técnicos que descartaram outras alternativas, como poços tubulares, devido ao alto teor de salinidade da água subterrânea da região.
“O estudo preliminar técnico apontou que, apesar de o município ser recortado por rios perenes, estes possuem baixa vazão. Já os poços não prosperaram por conta da salinidade, o que inviabiliza a dessalinização em larga escala. A captação de água no Canal do Sertão se mostrou a alternativa mais viável para garantir fornecimento regular e de qualidade às famílias”, explicou Tavares.
Além de Inhapi, comunidades de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca já foram beneficiadas com ações semelhantes. No momento, obras estão em execução para ampliação do atendimento em povoados de Água Branca e Canapi.
Os recursos aplicados fazem parte do Programa de Implantação de Sistemas Adutores para Abastecimento de Água do Canal do Sertão Alagoano, executado pela Codevasf, com o objetivo de ampliar o acesso à água tratada no semiárido de Alagoas e promover melhoria na qualidade de vida da população rural.