O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicou nessa quarta-feira (2) uma imagem simbólica em suas redes sociais: de mãos dadas com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo. O registro foi feito durante um café da manhã com ministros da economia e presidentes dos bancos centrais dos países do Mercosul, realizado no Palácio San Martín, em Buenos Aires.
“Conversa ótima com os ministros das finanças do Uruguai, Paraguai e Argentina. Oportunidade de coalizão em torno do objetivo de firmar o acordo com a União Europeia e fortalecer uma posição multilateral importante”, escreveu Haddad na rede social X (antigo Twitter).
A reunião fez parte da programação da 66ª Cúpula do Mercosul, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A visita marca a primeira ida de Lula à Argentina desde que Javier Milei assumiu a presidência. Apesar disso, não há previsão de um encontro bilateral entre os dois chefes de Estado, uma ausência significativa, considerando as trocas de críticas anteriores entre ambos, incluindo declarações ofensivas de Milei contra o presidente brasileiro.
Além do encontro com representantes do bloco, Haddad também participou de uma reunião bilateral com Luis Caputo, atual ministro da Economia argentino e homem de confiança de Milei.
A viagem tem como principal objetivo reforçar laços entre os países do Mercosul e discutir a viabilidade de um acordo comercial com a União Europeia, pauta considerada estratégica para a projeção internacional do bloco.
Criado em 1991, o Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um dos maiores blocos econômicos do mundo e reúne atualmente Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, esta última com participação suspensa desde 2017.