A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), retirou 1.771 toneladas de entulho acumuladas nas redes de drenagem da cidade entre os meses de janeiro e junho de 2025. Os dados fazem parte do balanço semestral das ações de limpeza, desobstrução e recuperação de estruturas pluviais na capital alagoana.
De acordo com a Seminfra, as equipes técnicas atuaram na desobstrução de 8,4 quilômetros de tubulações e na recuperação estrutural de cerca de 2 quilômetros de redes danificadas. A substituição de antigas tubulações de concreto por estruturas em PEAD (polietileno de alta densidade) também foi realizada em pontos críticos. O material é conhecido por sua resistência e menor suscetibilidade a infiltrações.
O trabalho incluiu ainda a recuperação de 143 bocas de lobo, a desobstrução de outras 199, além da restauração de 110 poços de visita e desobstrução de 181.
As ações fazem parte do cronograma diário de manutenção da rede de drenagem, que tem como objetivo principal a redução de alagamentos, sobretudo durante períodos de chuvas mais intensas. Atualmente, cerca de 100 trabalhadores estão mobilizados em equipes que atuam simultaneamente em diferentes regiões da cidade.
A Seminfra segue com os trabalhos preventivos de limpeza e manutenção, considerados estratégicos para o bom funcionamento do sistema de drenagem urbana e a segurança da população.