Um menino de quatro anos, identificado como Luiz Henrique da Silva, morreu na madrugada desta terça-feira (1º) com suspeita de meningite em Maceió. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança de Alagoas após ter sido atendido inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes. O caso está sob investigação das autoridades de saúde.
De acordo com informações da família, Luiz Henrique foi levado à UPA na manhã de segunda-feira (30), apresentando febre alta e manchas roxas pelo corpo. Após avaliação médica, ele recebeu atendimento e a orientação de retornar caso os sintomas piorassem. Ainda segundo os familiares, o menino voltou à unidade com agravamento no quadro clínico, foi regulado e transferido ao Hospital da Criança, onde chegou em estado grave e foi internado na UTI. Poucas horas depois, ele faleceu.
A suspeita de meningite fez com que o caso fosse acompanhado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que aguarda o resultado dos exames para confirmar a causa da morte.
Veja abaixo as notas divulgadas pelas autoridades:
Nota da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau):
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que aguarda o resultado dos exames de Luiz Henrique da Silva, de 4 anos, para confirmar a causa de sua morte, ocorrida na madrugada desta terça-feira (1°), no Hospital da Criança de Alagoas.
A criança foi admitida em estado grave e encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando precisou ser entubada, e recebeu medicações para tratar um quadro de choque séptico e suspeita de meningite.
A Sesau manifesta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Luiz Henrique.
Nota da UPA Benedito Bentes (via SMS Maceió):
Na madrugada desta terça-feira (1º), uma criança atendida na UPA Benedito Bentes evoluiu para óbito após ser transferida para a UTI do Hospital da Criança. O paciente havia sido atendido na manhã de segunda-feira (30), com sintomas inespecíficos, recebendo avaliação médica, tratamento inicial e orientações para retorno em caso de novos sintomas ou piora, o que ocorreu posteriormente.
Com o agravamento do quadro, o caso passou a ser acompanhado como suspeita de meningite pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. Após regulação, o paciente foi encaminhado para unidade de referência, mas não resistiu.
A UPA Benedito Bentes mantém o compromisso com a qualidade e segurança no atendimento, seguindo rigorosamente os protocolos clínicos e assistenciais estabelecidos.
A equipe manifesta solidariedade à família e permanece à disposição para esclarecimentos.
O caso segue sendo investigado. O laudo definitivo com a causa da morte de Luiz Henrique deve ser divulgado após a conclusão dos exames laboratoriais.