Nesta terça-feira (1º), os moradores de Colônia Leopoldina poderão participar de uma campanha de doação de sangue sem precisar sair do município. O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará na cidade com uma estrutura montada na Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Dom Pedro II, das 9h às 16h.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. No caso de menores de idade, a doação só é permitida com a presença dos pais ou responsável legal.
Quem pode e quem não pode doar
Além da faixa etária e do peso mínimo, o voluntário não deve ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores nem ter dormido menos de seis horas na noite anterior. Também é necessário evitar alimentos gordurosos antes da doação.
Pessoas diagnosticadas com Aids, hepatite após os 11 anos, sífilis ou doença de Chagas não podem doar sangue. Quem passou recentemente por procedimentos como tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva deve aguardar 12 meses para se tornar apto novamente.
Intervalo entre doações
Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano. Já as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre cada doação, com no máximo três por ano.
A presença do Hemoal em Colônia Leopoldina representa uma chance de fazer a diferença na vida de quem precisa. Um simples gesto pode salvar até quatro pessoas.