Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quinta-feira, 18 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Leonardo Dias intermedeia reunião entre motoristas por aplicativo e DMTT para ampliar vagas exclusivas e uso da faixa azul, em Maceió
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Leonardo Dias intermedeia reunião entre motoristas por aplicativo e DMTT para ampliar vagas exclusivas e uso da faixa azul, em Maceió

    2025-06-25T18:32:10-03:000000001030202506

    O vereador Leonardo Dias (PL) mediou, na manhã desta quarta-feira (25), uma reunião entre representantes dos motoristas por aplicativo — incluindo lideranças de grupos e da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL) — e membros do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT). O encontro teve como objetivo discutir melhorias nas condições de trabalho da categoria, especialmente em relação à criação de novas vagas exclusivas para embarque e desembarque e o uso da faixa azul.

    Durante a reunião, Dias destacou a necessidade do Município adotar medidas para facilitar a atuação dos motoristas por aplicativo. Uma das propostas debatidas foi a ampliação do número de vagas para uso exclusivo da categoria, como as chamadas vagas azuis.

    Ficou acordado que, nas próximas semanas, o DMTT irá iniciar a sinalização de novos locais para embarque e desembarque exclusivo de passageiros transportados por aplicativos.

    Outro assunto debatido na reunião foi sobre o Projeto de Lei, de autoria de Leonardo Dias, que prevê a autorização do uso da faixa azul pelos motoristas por aplicativo. A expectativa é de que, até setembro, haja avanços significativos nas tratativas para implementação da medida, que tramita na Câmara Municipal de Maceió.

    De acordo com o Projeto de Lei apresentado por Leonardo Dias, os motoristas por aplicativo passam a ter a possibilidade de trafegar pela Faixa Azul a partir de uma série de pré-requisitos.

    Entre as exigências estão a limitação de horários, a identificação dos veículos por meio de adesivos autorizados e o cadastro prévio junto ao Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), que poderá ser intermediado pela Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL).

    A proposta estabelece que apenas veículos cadastrados e com a posse devidamente comprovada — seja por propriedade ou contrato de aluguel — poderão utilizar a faixa.

    A autorização valerá exclusivamente durante viagens ativas, ou seja, quando o motorista estiver transportando passageiros por meio de chamadas via aplicativo. Em caso de mudança de veículo, o condutor deverá informar ao DMTT com, no mínimo, sete dias de antecedência. O cadastro será gratuito.

    “Estamos trabalhando para tirar essa lei do papel e garantir que os motoristas por aplicativo tenham mais segurança e estrutura para exercerem sua atividade. Agradeço o apoio e a confiança da categoria e das entidades representativas, que têm colaborado ativamente nesse processo”, concluiu Leonardo Dias.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.