Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sábado, 20 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Alagoas entra em Estado de Atenção por chuvas e ventos fortes até terça-feira (17)
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Alagoas entra em Estado de Atenção por chuvas e ventos fortes até terça-feira (17)

    2025-06-17T13:32:22-03:000000002230202506

    Instabilidade atinge Litoral, Baixo São Francisco, Zona da Mata e Agreste; risco de alagamentos e danos estruturais é elevado

    Foto: Edilson Omena

    O estado de Alagoas permanece em Estado de Atenção até as 23h59 desta terça-feira (17), em razão da previsão de chuvas moderadas e ventos intensos, conforme alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A medida vale, sobretudo, para as regiões do Litoral, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste, áreas com maior concentração de instabilidade atmosférica.

    Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), modelos meteorológicos e imagens de satélite apontam a formação de áreas de instabilidade próximas à faixa litorânea, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e rajadas de vento isoladas nas próximas 48 horas.

    Acumulado de chuvas preocupaO Litoral alagoano apresentou, até o momento, o maior acumulado de chuva em junho: 210,1 mm, o equivalente a 83% da média histórica mensal de 252,1 mm. Já nas regiões da Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, os volumes registrados foram de 169,0 mm, 162,1 mm e 112,5 mm, respectivamente.

    As regiões do Sertão e Sertão do São Francisco apresentaram os menores índices, com 64,5% e 58,6% das médias históricas, o que indica menor risco hidrológico imediato nessas áreas.

    Riscos e orientações

    A Semarh alerta para a possibilidade de alagamentos em áreas urbanas com drenagem deficiente, além de danos estruturais decorrentes dos ventos, como destelhamentos, quedas de árvores e placas mal fixadas. Apesar das fortes chuvas, não há risco iminente de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado, segundo o último boletim hidrológico.

    Monitoramento contínuo

    O alerta, emitido oficialmente às 21h do domingo (16), será atualizado conforme a evolução dos sistemas climáticos. A Semarh informa que mantém o monitoramento em tempo real e poderá divulgar novos avisos meteorológicos ou hidrometeorológicos, caso necessário.

    A população é orientada a acompanhar os boletins oficiais e a acionar a Defesa Civil em casos de emergência.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.