Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    segunda-feira, 22 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Israel diz ter matado chefe do Estado-Maior do Irã após novo ataque
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Israel diz ter matado chefe do Estado-Maior do Irã após novo ataque

    2025-06-17T08:43:32-03:000000003230202506

    A escalada do conflito entre Israel e Irã chegou ao quinto dia nesta terça-feira (17), com novos ataques aéreos realizados por forças israelenses. Segundo o exército de Israel, um dos bombardeios teve como alvo um centro de comando em Teerã e resultou na morte de Ali Shadmani, chefe do Estado-Maior de Guerra do Irã.

    As autoridades militares israelenses classificaram Shadmani como um comandante “sênior” e afirmaram que ele era uma das figuras mais próximas ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei.

    Na última quinta-feira (12), Israel lançou uma ofensiva preventiva contra o programa nuclear do Irã, intensificando as tensões no Oriente Médio. O ataque ocorreu após uma escalada de ameaças do governo israelense ao regime do aiatolá Ali Khamenei, motivadas pelo avanço nuclear iraniano, visto como uma ameaça por Tel Aviv e motivo de preocupação internacional. O episódio agravou ainda mais o já delicado cenário regional entre os dois rivais históricos.

    Ali Shadmani assumiu o cargo de chefe do Estado-Maior após a morte de Gholamali Rashid, assassinado na semana passada em uma ofensiva do exército israelense. Antes da nomeação, Shadmani ocupava a chefia do Quartel-General Central de Khatam al-Anbiya.

    “Shadmani atuava como chefe do Estado-Maior de Guerra e comandante do Comando de Emergência das Forças Armadas do Irã. Ele comandava tanto o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) quanto o exército iraniano”, disse o exército ao informar a morte.

    Segundo Israel, o “centro de comando de emergência ‘Khatam al-Anbiya’ sob seu comando era responsável por gerenciar as operações de combate e aprovar os planos de poder de fogo do Irã”.

    “Em seus diversos cargos, ele influenciava diretamente os planos operacionais do Irã voltados contra o Estado de Israel”, afirmaram os militares.

    De acordo com o exército israelense, a eliminação de Ali Shadmani se soma a uma “série de eliminações da alta cúpula militar iraniana e enfraquece a cadeia de comando das forças armadas do Irã”.

    Novos bombardeios

    O general de brigada israelense Effie Defrin informou que cerca de 30 mísseis foram lançados contra Israel entre a madrugada e a manhã desta terça-feira. Segundo ele, a maioria foi interceptada, mas alguns conseguiram atingir o território israelense.

    Em resposta, a imprensa iraniana divulgou declarações do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, que classificou os ataques israelenses como violações do direito internacional e contrários a todos os padrões estabelecidos.

    Baqaei também expressou a expectativa de que o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o Conselho de Segurança tomem medidas para pôr fim às agressões e ameaças por parte de Israel.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.