Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quinta-feira, 18 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Parques Híbridos: Alagoas aposta na combinação de energia solar e eólica para avançar na transição energética
    Municípios

    Parques Híbridos: Alagoas aposta na combinação de energia solar e eólica para avançar na transição energética

    2025-06-11T08:24:19-03:000000001930202506

    Como parte de uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento sustentável e atrair novos investimentos, o Governo de Alagoas tem apostado nos Parques Híbridos, que combinam energia solar e eólica em uma mesma instalação. A articulação dessas iniciativas é conduzida pela Superintendência de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), que vem trabalhando para consolidar esse modelo principalmente em regiões do interior do estado.

    A proposta de integrar essas duas fontes renováveis aproveita a complementaridade natural entre o sol e o vento, permitindo uma geração de energia mais constante ao longo do dia e do ano. Além disso, essa combinação tem se mostrado essencial para avançar na transição energética, reduzir a dependência de combustíveis fósseis e posicionar Alagoas como referência em economia de baixo carbono.

    Segundo o superintendente de Políticas Energéticas da Sedics, Bruno Macedo, Alagoas reúne características ideais para a expansão dos parques híbridos, especialmente em áreas como o Sertão e o entorno do Canal do Sertão, que apresentam forte incidência solar e ventos constantes.

    “Seguimos dialogando com representantes do poder público, da academia e do setor produtivo sobre o contexto da transição energética e da expansão econômica”, afirma.

    Estudos técnicos também reforçam o potencial da região. De acordo com a pesquisa “Combining wind and solar energy sources: potential for hybrid power generation in Brazil” (2020), o semiárido nordestino se destaca como um dos melhores territórios do país para esse modelo, devido à constância dos ventos e à elevada incidência de radiação solar.

    A secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, destaca que a agenda energética é estratégica para o futuro do estado.

    “Projetamos que a integração dos parques híbridos, somada às boas práticas regulatórias, pode consolidar a infraestrutura energética do estado com foco em uma economia de baixo carbono e nos eixos da Lei do Combustível do Futuro”, ressalta.

    Além de ser uma alternativa ambientalmente sustentável, os parques híbridos oferecem vantagens técnicas e econômicas. Entre os principais benefícios estão a possibilidade de integração com sistemas de armazenamento, como baterias, que garantem segurança operacional mesmo em momentos de oscilação entre oferta e demanda. A utilização de infraestrutura compartilhada entre as fontes também contribui para a redução de custos de transmissão e minimiza o impacto ambiental, o que torna o modelo ainda mais atrativo para investidores.

    No aspecto regulatório, o cenário também é favorável. Em 2023, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a Resolução Normativa nº 1.069, que atualizou as regras aplicáveis às usinas de fontes alternativas. A norma reconhece oficialmente os parques híbridos, facilitando a conexão à rede elétrica e impulsionando a expansão de modelos sustentáveis, fundamentais para acelerar a transição energética no Brasil.

    Fonte: Alagoas 24 Horas

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.