Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 21 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Senado deve votar até o fim de junho ampliação de vagas na Câmara, diz Davi Alcolumbre
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Senado deve votar até o fim de junho ampliação de vagas na Câmara, diz Davi Alcolumbre

    2025-06-05T15:37:43-03:000000004330202506

    Presidente da Casa afirma que medida cumpre decisão do STF e não gera aumento de despesasDurante o 11º Fórum Parlamentar do Brics, realizado nesta quinta-feira (5), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou que pretende pautar até o final de junho o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que amplia o número de cadeiras na Câmara dos Deputados. A proposta, já aprovada pelos deputados, eleva o total de parlamentares de 513 para 531 e foi motivada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das vagas conforme a população de cada estado.

    Alcolumbre enfatizou que a ampliação não representa aumento de despesas para o Legislativo.

    “É apenas o cumprimento de uma decisão judicial. A Câmara achou o melhor caminho. Caso o Senado se debruce sobre o projeto e amplie o número de vagas, não haverá aumento de despesa em lugar algum. Minha vontade é deliberar até antes do dia 30 de junho, prazo fixado pela decisão do STF”, afirmou.

    O presidente do Senado também informou que iniciará conversas com líderes partidários e demais senadores a partir da próxima semana, buscando viabilizar o consenso necessário para a votação da matéria. Ele destacou que o texto aprovado na Câmara seguiu critérios técnicos e foi construído com base em entendimentos entre as bancadas.

    Código Eleitoral

    Davi Alcolumbre também comentou o andamento do Projeto de Lei Complementar 112/2021, que trata do novo Código Eleitoral. Ele defendeu a consolidação das normas eleitorais para evitar alterações pontuais às vésperas das eleições, que comprometem a segurança jurídica do processo.

    “O que precisamos, de fato, é um Código Eleitoral que nos livre dos remendos em períodos pré-eleitorais. Muitas vezes o Tribunal Superior Eleitoral [TSE] edita resoluções a poucos meses da eleição, alterando decisões já consolidadas. É preciso regular isso”, declarou.

    Segundo Alcolumbre, o novo código poderá delimitar as atribuições do TSE e reforçar o cumprimento do princípio da anualidade eleitoral, que impede mudanças nas regras a menos de um ano do pleito.

    Ele também elogiou o trabalho do senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e o esforço em promover audiências públicas para ampliar o debate.

    Cotas para mulheres no Legislativo

    Questionado sobre a proposta que cria cotas fixas de cadeiras para mulheres no Congresso Nacional (PL 763/2021), o presidente do Senado manifestou posição pessoal contrária à obrigatoriedade. Embora reconheça a baixa representatividade feminina no Parlamento, Alcolumbre defendeu mecanismos de incentivo, e não de imposição.

    “Minha opinião é que precisamos de uma legislação eficiente que incentive, e não imponha, a presença de mulheres na política. Criar cadeiras obrigatórias pode gerar um efeito contrário ao desejado. O caminho é dar instrumentos, recursos e condições para que as mulheres se destaquem no debate político”, pontuou.

    Ele afirmou ainda que vem dialogando com senadores e senadoras sobre o tema e que acredita no fortalecimento dos partidos políticos como instrumento essencial para ampliar a participação feminina na vida pública.

    A expectativa é de que, até o fim de junho, o Senado avance nessas discussões, conciliando demandas institucionais, decisões judiciais e o debate político em torno da representatividade e das regras eleitorais.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.