Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 21 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Deputada propõe implantação de escola bilíngue no ensino médio em Alagoas
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Deputada propõe implantação de escola bilíngue no ensino médio em Alagoas

    2025-06-05T15:24:11-03:000000001130202506

    Iniciativa busca expandir modelo de sucesso implantado em Pilar para toda a rede pública estadualA deputada estadual Fátima Canuto (MDB) anunciou que irá solicitar ao Governo de Alagoas a implantação do ensino bilíngue nas escolas públicas de ensino médio em todo o estado. A proposta, construída em parceria com o ex-prefeito de Pilar, Renato Filho, tem como objetivo replicar o modelo de sucesso implementado no município da Região Metropolitana de Maceió, que hoje é referência nacional em educação bilíngue.

    Além da proposta para o ensino médio, os gestores também sugerem que o governo estadual atue como parceiro dos municípios na implantação do ensino bilíngue desde a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. A meta é preparar os estudantes alagoanos para as exigências do mercado de trabalho, com destaque para o setor de turismo, que representa cerca de 23% da economia do estado.

    “Queremos que todos os jovens alagoanos tenham a oportunidade de aprender um segundo idioma desde cedo, preparando-os para um futuro promissor no mercado de trabalho e contribuindo para o crescimento de Alagoas. Hoje, Pilar é referência no país na implantação do ensino bilíngue, sendo objeto de pesquisa de grandes instituições, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e modelo para outros estados”, afirmou a deputada Fátima Canuto.

    O ex-prefeito Renato Filho, idealizador do projeto da Escola Bilíngue de Pilar, ressaltou os resultados transformadores da iniciativa.

    “A experiência em Pilar comprova que é possível oferecer uma educação pública de qualidade, em tempo integral e com ensino bilíngue. O projeto já está consolidado: temos alunos fluentes em inglês ainda no 3º ano do ensino fundamental, crianças que, a partir dos 8 anos, já dominam um segundo idioma. É uma iniciativa inédita na gestão pública, que transforma a vida dos nossos jovens e fortalece a economia local”, destacou.

    Com impacto direto na vida de 170 crianças, a Escola Bilíngue de Pilar oferece ensino em tempo integral, com 15 horas semanais de aulas de inglês, quatro refeições diárias e acesso a mais de 20 modalidades esportivas no contraturno, por meio do Complexo Esportivo do município. O projeto é acompanhado por educadores de todo o Brasil e tem sido estudado por instituições de renome, como a própria FGV.

    Para os idealizadores, a expansão do modelo é uma oportunidade estratégica para fortalecer a educação pública em Alagoas e preparar os jovens para oportunidades reais, especialmente em áreas de alto potencial, como o turismo, que atrai visitantes de países como Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Argentina.

    A proposta será formalizada nas próximas semanas junto ao Governo de Alagoas.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.