A partir de uma nova parceria entre o INSS e os Correios, aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios agora contam com atendimento presencial em 95 agências distribuídas por todo o estado de Alagoas.
A medida, em vigor desde 30 de maio, amplia significativamente o acesso de beneficiários que enfrentam dificuldades com canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135. Agora, é possível consultar, contestar e acompanhar a análise de cobranças associativas não autorizadas diretamente em unidades físicas dos Correios.
Em Alagoas, o atendimento chega a 100 municípios. Maceió concentra o maior número de agências habilitadas, com três pontos de atendimento. Já os municípios de Campo Alegre e Coruripe contam com duas agências cada, reforçando a capilaridade do serviço no interior do estado.
A iniciativa faz parte de um esforço nacional que envolve mais de 5 mil agências dos Correios em todo o Brasil. Ela tem como principal objetivo alcançar beneficiários que, por dificuldades com tecnologia ou acesso à internet, ainda não conseguiram resolver os problemas com descontos fraudulentos.
“Queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver as situações pelo aplicativo ou pelo telefone 135”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. “Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa.”
Além de oferecer mais acolhimento, a nova rede de atendimento reforça o papel dos Correios como braço do Governo Federal na proteção dos direitos dos aposentados e pensionistas — especialmente aqueles afetados por práticas abusivas.
A lista completa das agências dos Correios habilitadas para esse atendimento pode ser consultada online.