Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 21 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Lula sobre EUA: “Matam tanta gente, por que vão criticar o Brasil?”
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula sobre EUA: “Matam tanta gente, por que vão criticar o Brasil?”

    2025-06-02T16:44:02-03:000000000230202506

    Fala ocorreu em defesa do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que sofreu ameaças de sanções por parte dos Estados Unidos

    Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a iniciativa de autoridades dos Estados Unidos, ligadas ao presidente Donald Trump, que sugeriram sanções contra integrantes do Judiciário brasileiro, entre eles o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

    “Os EUA querem processar o Alexandre de Moraes porque ele quer prender um cara brasileiro que está lá nos EUA fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro. Que história é essa de os EUA quererem negar alguma coisa e criticar a Justiça brasileira? Eu nunca critiquei a Justiça deles. Eles fazem tanta barbaridade, tanta guerra, matam tanta gente, e por que eles vão querer criticar o Brasil?”, questionou o presidente.

    A declaração foi dada durante a convenção nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Brasília. Lula afirmou que Moraes está apenas cumprindo seu dever e destacou que nunca criticou o Judiciário americano.

    Lula discursou no encerramento da convenção e se referiu a um ofício enviado pelo Departamento de Justiça dos EUA diretamente ao Ministério da Justiça brasileiro. O documento tem caráter meramente informativo; e não passou pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; portanto, não resultará em encaminhamentos no país.

    No mesmo contexto, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou na quarta-feira (28/5) restrições de visto a autoridades estrangeiras acusadas de serem “cúmplices da censura a americanos”.

    Embora não tenha citado diretamente Moraes, Rubio tem sido respaldado por círculos trumpistas sobre o tema.Sanções dos EUAParlamentares norte-americanos alinhados ao presidente Donald Trump alegam que as decisões de Moraes representam censura, citando casos que envolvem empresas sediadas nos EUA.

    A tensão começou após Moraes determinar a suspensão do X no Brasil por descumprimento de ordens judiciais. Depois, a plataforma Rumble acionou a Justiça americana, alegando “irregularidades” nas decisões do ministro.

    Recentemente, o secretário Rubio anunciou que os EUA adotariam uma nova política de restrição de vistos para “autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos”.

    Fonte: Metrópoles

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.