Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 21 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Em Alagoas, Barroso reafirma compromisso no combate ao racismo estrutural
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Em Alagoas, Barroso reafirma compromisso no combate ao racismo estrutural

    2025-06-02T15:55:59-03:000000005930202506

    Presidente do STF participou de evento sobre direitos humanos na Serra da Barriga

    Em sua primeira visita à Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou neste domingo (2) o compromisso do Poder Judiciário com o enfrentamento ao racismo estrutural e à inclusão social. O local é considerado o maior símbolo da resistência negra no Brasil e foi palco do I Encontro Nacional de Órgãos e Assessorias de Direitos Humanos do Judiciário Brasileiro, realizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em parceria com o CNJ.

    “Esse é um momento simbólico de resgate de uma parcela importante da história do Brasil, de luta pela liberdade, pela igualdade de todas as pessoas, da dignidade humana”, afirmou Barroso durante o evento.

    “Eu, que defendo o enfrentamento ao racismo estrutural e a inclusão social de todas as pessoas, faço muito sentido estar aqui e fazer essa celebração.”

    A presença inédita de um presidente do STF na Serra da Barriga foi considerada um marco institucional.

    “Quando o presidente do Supremo vem à Serra da Barriga, ele reafirma o compromisso do Poder Judiciário com a democracia, com o pacto federativo e com as liberdades do Brasil”, completou o ministro.

    A iniciativa foi celebrada por autoridades locais. O presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, destacou o alinhamento da visita com os esforços do Judiciário alagoano em fortalecer políticas de justiça inclusiva. “Sem dúvida, é uma grande satisfação contar com a presença do ministro Barroso. Os direitos humanos são uma pauta prioritária para nós”, afirmou.

    O desembargador Tutmés Airan, coordenador de Direitos Humanos do TJAL e idealizador do encontro, ressaltou o simbolismo da escolha do local:

    “Reunir, pela primeira vez, todas as equipes dos tribunais que lidam com os direitos humanos, aqui, neste solo sagrado, é uma reafirmação do compromisso da mais alta autoridade do Judiciário com a negritude.”

    Já o desembargador Fábio Ferrario reforçou a dimensão histórica do gesto. “É emblemático. O primeiro presidente do STF a pisar nesse solo de resistência mostra que o Judiciário está presente e atento às questões sociais. É uma luta longa, mas cada passo é um avanço na direção da igualdade.”

    A programação do encontro contou com apresentações culturais, debates com lideranças quilombolas e reunião do Observatório de Direitos Humanos do CNJ, com o objetivo de fortalecer a atuação da Justiça junto a populações vulnerabilizadas e estruturar uma rede nacional de proteção aos direitos humanos.

    O governador de Alagoas, também presente no evento, destacou a importância da Serra da Barriga como destino de memória e educação histórica.

    “Temos que mostrar ao Brasil que aqui há cultura, gastronomia, um povo acolhedor e uma história que precisa ser contada e respeitada”, afirmou.

    A visita de Barroso à Serra da Barriga representa mais do que um gesto simbólico: é uma sinalização de que o Judiciário está comprometido com a construção de um país mais justo, plural e igualitário, onde a memória da resistência negra ocupa o lugar de protagonismo que lhe é devido.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.