Um dos criminosos mais procurados da Bahia foi capturado nesta segunda-feira (26) em um motel localizado em Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió. Jonathan Santana Valverde, de 24 anos, conhecido como “Dom”, era classificado como o “10 de Ouro” no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA).
A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre as polícias civis da Bahia e de Alagoas, com apoio da Polícia Militar alagoana. Segundo as autoridades, Dom é apontado como integrante de uma facção criminosa com atuação interestadual e respondia por crimes como tráfico de drogas e homicídio qualificado. Ele figurava entre os criminosos mais perigosos e procurados da Bahia.
Contra ele, pesavam quatro mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara do Júri e Execuções Penais de Camaçari (BA), todos relacionados a assassinatos ligados ao tráfico.
O cerco ao foragido terminou de forma inusitada: agentes o localizaram escondido em um quarto de motel em Alagoas, onde tentava despistar as autoridades. A operação foi mantida em sigilo até a confirmação da identidade e prisão segura do suspeito.
A Polícia Civil da Bahia classificou a prisão como um duro golpe contra o crime organizado no Nordeste. Jonathan será transferido para a Bahia, onde deverá responder à Justiça pelos crimes que lhe são atribuídos.